Eu prometi escrever-te um post porque não gosto de te ver desanimada, minha estimada amiga. E como sou uma mulher de palavra, e por muito que me doam os pés, cumpro sempre a minha palavra.
Portanto, ainda estou a pensar num tema, mas este há-de surgir...
deixa cá ver...
hmm...por acaso há algo que me tem colocado os nervos em franja. A rivalidade entre os alunos de Ciências e os alunos de Humanidades. Não se pode falar numa rivalidade activa, até porque nunca assisti a situações violentas por causa de um curso, mas pode-se falar sim de uma Guerra Fria.
A problemática é sempre a mesma: Qual dos cursos é o melhor?
Por um lado, os de Matemática só sabem marrar fórmulas e só vêem equações à frente, e de quê que isso serve no futuro? Quem é que precisa de Física? Quando é vou precisar de calcular derivadas? Podem ter muito boas notas, mas não sabe, nada sobre o mundo nem sobre a vida. São indivíduos incultos. Quase que nem pertencem à raça humana.
Por outro lado, os de História são uns burros, só foram para Humanidades para fugir da Matemática, o curso é muito mais fácil, quem é que precisa de saber quando foi a Guerra Colonial? De que é que serve saber quem foi o Gorbachev? São uns acatalépticos que não conseguem resolver um único problema.
Eu sou dos de Matemática, e devo dizer que se não fossem a Matemática e a Física o mundo não seria o que hoje é. Sem a Ciência dos números, não haveriam nem telemóveis, nem Facebooks e muito menos casas. Não se conseguiriam datar fósseis nem rochas, não se conheceria a Teoria do Big Bang, nem se compreenderiam as estrelas, sequer. No entanto, reconheço a importância das humanidades, acho que a História é muito importante para nos formarmos como seres humanos.
Para mim, nenhum curso é mais difícil que o outro. São apenas diferentes, com estudos diferentes. E eu aprendo muito com o meu irmão, que é dos História, assim como ele aprende muito comigo.