quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um breve e vital reparo no conceito do Evolucionismo

A Teoria da Evolução não afirma (NEM NUNCA AFIRMOU) que a nossa espécie vem do macaco. O que afirma é que a nossa espécie e a espécie do macaco têm um ancestral comum.

Trocando por miúdos: Idealizando uma árvore genealógica, aquilo que o senso comum considera é que o Evolucionismo afirma que o macaco é o pai do homem. ERRADO. Aquilo que é sim, mais aceite pela comunidade científica actualmente é que o homem e o macaco tiveram o mesmo tetravô, por exemplo. São primos afastados, vá.

No entanto, não pretendo afirmar que a Teoria do Evolucionismo é a mais precisa e a mais correcta. Ninguém pode afirmar isso. Apenas quero que se analisem as coisas como elas são, para que se possa ter uma opinião crítica bem fundamentada. De onde o homem veio, estamos a anos-luz de descobrir uma resposta que agrade a todas as pessoas. Mas se é para refutar uma hipótese, pelo menos que a refutem sabendo o que ela é verdadeiramente.

2 comentários:

  1. Infelizmente a comunicação social não nos transmite o conhecimento de uma forma fiável.

    Um reparo na nova imagem do blog: deverias reconsiderar o uso de um tipo de letra que imita a caligrafia... Não é muito correcto.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, André. Aliás, tenho sempre muita dificuldade em escolher tipos de letra. No entanto, achei esta bastante castiça e resolvi arriscar. Mas a sugestão está em consideração, garanto.

    ResponderEliminar