terça-feira, 12 de abril de 2011

Sabem as pessoas que costumavam fugir da escola?

Eu costumava fugir PARA a escola!

Aliás, quando entrei para a pré-escola, e depois para a primária, nunca compreendia porque é que os meus colegas se fartavam de berrar e chorar quando os pais se iam embora, primeiro porque normalmente ia sozinha, e portanto não tinha a quem fazer birra, e depois porque adorava a escola (não porque era demasiado agarrada aos livros, mas sim porque na escola haviam brinquedos e livros que a minha mãe jamais me poderia comprar).

No entanto, antes de chegar essa época de ir para a pré-escola, tinha eu 3 anos, e passava os dias em casa da minha avó, que ficava a 2 minutos a pé da primária. Ora num desses dias, deu-se-me a vontade de ir para lá, e sem dizer nada a ninguém, fugi para a escola e, segundo testemunhas, bati à porta da sala de uma professora e disse: 'Posso entrar? É que eu quero aprender.'

Entretanto, e como se pode imaginar, já andava a minha avó consumida à procura da neta que não lhe aparecia. Não fosse uma contínua (a Dona Laidinha) que me reconheceu, avisar a minha avó, não sei o treco que teria dado à mulher.

________________________________________________________
Todo o meu percurso na primária é recheado por estas situações, que, naquele tempo me deixaram muito envergonhada, mas que agora me rio delas, como por exemplo, o dia em que fiz xixi nas calças, o dia em que a minha avó me vestiu apenas uma camisola e uns collants (segundo a minha avó, eram meias-calças) e depois tiveram de me emprestar uma saia na escola, ou até mesmo o boato de que cheguei à sala completamente nua, e com as minhas cuequinhas na mão.


True stories.

1 comentário: