quinta-feira, 7 de abril de 2011

Este post é dedicado à ACRM #3

Eu prometi escrever-te um post porque não gosto de te ver desanimada, minha estimada amiga. E como sou uma mulher de palavra, e por muito que me doam os pés, cumpro sempre a minha palavra.

Portanto, ainda estou a pensar num tema, mas este há-de surgir...


deixa cá ver...


hmm...por acaso há algo que me tem colocado os nervos em franja. A rivalidade entre os alunos de Ciências e os alunos de Humanidades. Não se pode falar numa rivalidade activa, até porque nunca assisti a situações violentas por causa de um curso, mas pode-se falar sim de uma Guerra Fria.

A problemática é sempre a mesma: Qual dos cursos é o melhor?
Por um lado, os de Matemática só sabem marrar fórmulas e só vêem equações à frente, e de quê que isso serve no futuro? Quem é que precisa de Física? Quando é vou precisar de calcular derivadas? Podem ter muito boas notas, mas não sabe, nada sobre o mundo nem sobre a vida. São indivíduos incultos. Quase que nem pertencem à raça humana.
Por outro lado, os de História são uns burros, só foram para Humanidades para fugir da Matemática, o curso é muito mais fácil, quem é que precisa de saber quando foi a Guerra Colonial? De que é que serve saber quem foi o Gorbachev? São uns acatalépticos que não conseguem resolver um único problema.

Eu sou dos de Matemática, e devo dizer que se não fossem a Matemática e a Física o mundo não seria o que hoje é. Sem a Ciência dos números, não haveriam nem telemóveis, nem Facebooks e muito menos casas. Não se conseguiriam datar fósseis nem rochas, não se conheceria a Teoria do Big Bang, nem se compreenderiam as estrelas, sequer. No entanto, reconheço a importância das humanidades, acho que a História é muito importante para nos formarmos como seres humanos.

Para mim, nenhum curso é mais difícil que o outro. São apenas diferentes, com estudos diferentes. E eu aprendo muito com o meu irmão, que é dos História, assim como ele aprende muito comigo.

2 comentários:

  1. Amén!
    não se pode comparar são diferentes, mas ambas as disciplinas mencionadas (Matemática e História) são muito importantes. A matemática ajuda-nos a construir um mundo mais cómodo e a história ajuda-nos a não cometer os erros do passado, de modo a que a matemática seja bem utilizada.
    (acho que dá para perceber o que quero dizer)

    PS: acabei de rimar xD

    ResponderEliminar
  2. Exacto,não são melhores nem piores,são simplesmente diferentes e igualmente importantes.Não se pode é ter jeito para tudo.

    o famoso argumento do "só foste para humanidades para fugir à Matemática" aplica-se a alguns mas não a todos(sim,há quem goste de História,de Direito,de Sociologia)mas eu,sinceramente,não vejo nisso nada de mal,bem pelo contrário,acho que é uma demonstração de sensatez.Se não gosta,e tem dificuldades a Matemática o que raio vai fazer para um curso de Ciências??Para acabar aflito num centro de explicações para conseguir tirar um 9,5 com muita sorte?De que lhe serve isso?

    E olha que podiamos dizer a muitos de Ciências e Tecnologias,a olhar às notas que tiram,que "só foste para CT para fugir à História" eheh.Mas a sério,há personagens com umas notas que eu não consigo perceber pq raio escolheram aquele curso...

    Mas voltando à ideia inicial,sempre me irritou a "animosidade" entre CT e LH,quem se mete nisso só prova que é burro.

    ResponderEliminar