domingo, 25 de setembro de 2011

É isto que a Carolina devia ter lido no jantar de quinta-feira

Saudações, meus ilustres colegas, amigos e companheiros de luta.
Entendo que esta noite reinem entre vós a nostalgia e a ansiedade. Por um lado, ao verem os rostos uns dos outros, avivam-se memórias de vivências passadas em conjunto que vos levam de volta ao passado, onde recordam os momentos que vos levaram a construir as relações que hoje, nessa mesa, se ligam como pontes de hidrogénio. A saudade toma o seu lugar e enche-vos um pouco do coração, que ainda assim se sente quebrado, pois não se sente preparado para abrir mão da força que vos une a todos. Por outro lado, cresce a excitação para uma nova etapa que se vai revelando, agora com mais intensidade e que vos enche os sonhos. E se para uns essa etapa é o vosso ingresso no ensino superior, onde vão penetrar numa atmosfera diferente e onde vos esperam experiências novas, para outros essa etapa consiste em lutar com toda a garra contra uma disciplina que vos reteve no secundário.

Eu gostava muito de vos fazer companhia esta noite e partilhar com os meus tão predilectos amigos essas emoções, mas como já devem saber, a esta hora estou em Évora, terra moura e onde vou enfrentar a minha luta também.
No entanto, algo de muito errado se passaria com as leis do Universo se eu me fosse embora sem vos deixar umas palavras, vá, uma quantidade ainda considerável de palavras. E se faço questão disso, é porque o mundo da língua portuguesa sempre foi um dos meus refúgios e onde encontrei uma forma de expressar sinceramente o que sinto, assim como de me partilhar com os outros, e também porque vós sois dignos de uma despedida minha decente. E isto que ides ouvir da boca da Carolina mas que vem do meu coração, é o que não consegui escrever nas vossas T-shirts.

Assim, pessoas que passaram pela minha vida nestes últimos anos, a vossa presença não foi para mim um simples contar de dias ou de conversas, mas sim uma companhia constante no desafio que todos desejámos superar, fostes guerreiros na vossa batalha. O valor que cada um de vós tem para mim é incalculável, independentemente de vos ter sido mais ou menos próxima.

Desejo a todos, de igual forma, que tenham a ousadia de enfrentar os problemas que vos porão à prova, a partir deste dia. Espero sinceramente que a coragem, a força e o reconhecimento de algo mais importante que o medo de falhar sejam palavras que se encontrem frequentemente no vosso vocabulário e que peguem nelas e as tornem em algo vivo, isto é, sucedam nos vossos objectivos, sem medo das adversidades. Sejam fortes em carácter e mantenham-se fiéis aos vossos princípios, se tiverdes confiança na pessoa que sois, então sereis capazes de tudo, e de superar as vossas próprias expectativas.

Se já vivem o fruto do vosso trabalho, então tendes os meus parabéns e deixem-me que vos diga o quão orgulhosa me encontro do vosso sucesso. Se ainda almejam objectivos mais difíceis e que neste momento vos foram impossibilitados, então não desanimeis porque ainda nada foi perdido, aproveitem a queda para fortalecer as vossas asas para que possam voar ainda mais alto e preencher as vossas vidas com realização pessoal.

Na vida nada é dado, tudo é merecido com os gestos e as palavras que emanam do íntimo do nosso ser. Sejam bondosos, gentis e pacientes. Deixem que os bons sentimentos desabrochem na vossa alma e tornem-se mais conhecedores da pessoa que habita o vosso corpo, isso vos levará à tranquilidade de espírito e sereis capazes de encontrar o caminho da felicidade. Todo o ser humano tem a força que necessita dentro de si para enfrentar os obstáculos da vida, nunca duvideis das vossas capacidades nem pensem que não conseguem aguentar alguma situação. Se a coragem e a persistência tiverem ganho raízes profundas no vosso carácter, então tendes a capacidade para vencer qualquer luta. Mas se em algum momento sentirem que não são portadores de tais atributos, podeis contar sempre comigo para vos levantar o rosto e vos indicar a Estrela Polar.

Trabalhai com gosto e nunca percam a curiosidade sobre o mundo, isso fomentará o vosso ânimo e positivismo, sentimentos essenciais para que possam vencer nas vossas existências neste planeta Terra, assim como facilitará a vossa fusão com os elementos da Natureza e portanto, contribuirá para o enriquecimento pessoal de cada um dos meus estimados companheiros.

Acredito que ireis crescer muito com a nova experiência que se avizinha e que a felicidade verdadeira acabará por vir ter convosco , se a deixardes entrar. Nunca se conquistou nada com lágrimas, lamúrias ou negativismo. Pensamentos altos e fortes irão levar-vos para bom porto, confiai em mim. As alvíssaras chegarão para todos vós, eu tenho a certeza que sim.

É impossível quantificar o quanto eu gosto de vós, camaradas, nem o que valeis para mim, apenas sinto cá dentro uma luz brilhante quando penso em todos os momentos que passei convosco. Sois-me muito importantes, muito mesmo, e nunca na vida eu vos recordarei apenas como colegas de turma, sois muito mais que isso, hoje fazem parte da minha vida e todos contribuíram para que eu própria me conhecesse melhor. Agradeço-vos a oportunidade que me proporcionaram em ter sido vossa colega, sinto-me muito grata por poder ter tido uma experiência tão boa convosco. Foi uma honra ter estado ao vosso lado durante estes anos. Muito obrigada.

Esta é a herança que vos deixo, a marca viva da amizade que sinto por cada um de vós.

Da eternamente vossa,
Rosélia

3 comentários:

  1. Se tivesse sido da tua turma acho que estaria banhada em lágrimas neste momento, por isso, acho que foi muito bem dizido!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de ter ouvido estas palavras. Num lado da mesa só falavam das aventuras tanto esperadas da universidade (também denominadas por praxes), do outro falava-se de matemática e do sonho que ficou em espera, o sonho de entrar na faculdade. Claro que também tinhas aqueles que pareciam beber e fumar para esquecer os problemas e outros que guardavam tristezas para si próprios.
    Fica sabendo que pensei em ti várias vezes. Minha querida amiga temos muito que falar... e não penses que te livras de mim tão facilmente! Já tenho saudades do teu sorriso e dos teus abraços. Espero que consigas ter muito sucesso e que continues a ser a pessoa maravilhosa e amável que és. És LINDA!!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta Zélia :DDD
    Só tu mesmo rapariga! Tu também foste muito importante para nós :)

    Beijão e boa sorte!

    ResponderEliminar