sexta-feira, 4 de março de 2011

Este post é dedicado à ACRM (vês? até sei o teu nome todo)

Como prometido, minha estimada amiga, aqui está um post hoje. Como foste tu que me pediste para escrever, decidi escolher um tema que tu gostasses e que tivéssemos em comum. Já adivinhaste?

That's right. Ginástica Artística.

Não pretendo fazer um post exclusivamente escrito, até porque a beleza da Ginástica não consegue ser descrita por palavras. Vou então expor três rotinas de ginástica, que são das minhas preferidas.

Catalina Ponor- Trave- 2004 (Atenas)- Pontuação: 9.787

 
Gosto muito desta ginasta porque combina bem força com graciosidade. Tem bastante equilíbrio e flexibilidade, características que se notam facilmente neste exercício, que lhe deu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, em trave. 

Mary Lou Retton- Solo- 1984 (EUA)- Pontuação: 9.75


Neste exercício é possível verificar a intensa energia de Mary Lou Retton, principalmente nas séries de tumbling. Digo já que é de admirar a altura dos mortais, tendo em conta  que nas décadas de 70/80, o solo era muito mais rijo que na actualidade, agora é praticamente um trampolim. A única falha deste exercício é aquele deslize depois do duplo mortal com pirueta, que lhe retirou 25 centésimas. De resto, está perfeito.

Nadia Comaneci- Solo- 1976 (EUA)- Pontuação: 10.0


Nadia Comaneci foi uma ginasta romena, cujo maior feito foi ter sido a primeira ginasta a ter uma pontuação perfeita, não com esta rotina de solo, mas sim com o seu exercício de paralelas assimétricas. Foi também uma ginasta muito inovadora, tendo introduzindo novas figuras, e assim, subindo a fasquia da alta competição na década de 70.

1 comentário:

  1. Adorei! Muito obrigada :)
    Nem consigo escolher o meu vídeo preferido porque cada um é especial e mostra grandes ginastas com talento e várias (muitas muitas) horas de treino.

    Muitos beijinhos e boas férias
    Descansa, mas não dês muitos dias de descanso ao blog :p

    ResponderEliminar