terça-feira, 26 de outubro de 2010

The human body as you've never seen it

Por que detesto que falem mal dos médicos??

Porque a razão pela qual há maus médicos é porque essas mesmas pessoas os empurraram para a medicina.

'Ah e tal, tens óptimas notas, devias ir para medicina.'
'Ah e tal, se queres ganhar dinheiro, vai para medicina'
'Ah e tal, se queres ter emprego, vai para medicina'

Desde quando é que o sentido de ser médico é mostrar o belo currículo que tem, ou fazer fortuna, ou ter um cargo importante?
A medicina é para conhecer o corpo humano, saber tratá-lo, saber estimá-lo. Mas não só. Medicina é conhecer as pessoas, por fora e por dentro, compreendê-las na sua totalidade, reconhecê-las como espécie em evolução, ter vontade de curá-las e ajudá-las a melhorar a sua vida, a serem felizes.

E para mim, é isso que torna a medicina uma profissão tão nobre. É por isso que quero ser médica.

Ter uma média excelente não faz um bom médico, quer dizer, até pode graduar-se como o melhor do curso, mas se não houver paixão pelo trabalho a desenvolver, se não houver vocação, nunca será um bom profissional. E é por isso que há tantos problemas no serviço de saúde. Muito poucas pessoas estão lá por livre e espontânea vontade. Estão lá porque outras pessoas os querem lá, porque a sociedade os obrigou, e em vez de serem bons astrónomos, professores ou escritores, são médicos terríveis.

Tudo isto banaliza a medicina, e o seu objectivo primordial. Amar a humanidade. Ser médico, para mim, é ser tão apaixonado pelo corpo humano, que ele se torna um rumo para a nossa vida. Dedicá-la aos outros.

(Tudo isto para dizer duas coisas: adorei a exposição 'o corpo humano como nunca o viu' e tenho um medo terrível de não conseguir entrar em medicina.)

1 comentário:

  1. Da mesma forma como aqueles que só vêm a condução como meio de transporte não são bons condutores... Se não temos interesse em algo, não devemos insistir, pois seremos sempre terríveis exemplos.

    ResponderEliminar