quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"As palavras que eu nunca te direi"

Hoje estás longe, mais longe do que algum dia achei que pudesses estar, e no entanto, fui eu quem se distanciou agora. A flor da minha adolescência foi-se, a ingenuidade primaveril da vida gastou-se e ganhou novos contornos, o traço da realidade que cai sobre mim e o traço das rosas que ainda me embalam os sonhos.
Escrevo-te porque sei que nunca irás ler o que escrevo, e porque estou, finalmente, preparada para fechar este ciclo e deixar-te ir, para não me lembrar nunca mais da felicidade que partilhei contigo nem das palavras que tenho gravadas na memória, e que até hoje, hoje inclusivé, fui buscá-las para me enroscar outra vez em ti. Mas não quero. Não quero voltar a ti, mesmo que tenhas sido o primeiro de todos.

Foste o meu primeiro amor, de verdade, e és senhor desse título porque foste o primeiro homem por quem me apaixonei tão completamente, que me fascinou e por quem senti admiração tal que nada em ti eu mudava. Apaixonei-me pela tua essência, pelas tuas ideias, por esses pequenos pedaços que fazem de ti o que és e não outra pessoa, e mais essencial que tudo isso, criámos uma afinidade excepcional, onde eu sentia a tua mão mesmo sem estar contigo, e tu sentias a minha, e onde tu sentias que eu te abraçava e no final, o teu coração apertava. O primeiro amor não é o primeiro romance, é a primeira alma que se apega à nossa e a torna mais aberta para o mundo.
Não posso descrever o quanto eu te amei, nem o quanto eu esperei que voltasses para mim, nem o quanto eu batalhei contra as saudades e o ciúme. Apenas digo-te que o fiz. Amei-te todos os dias, incondicionalmente, sem me importar com distâncias ou ausências, amei-te sozinha.

Não posso dizer também que já não te amo. Amo, mas não como parceiro para a vida, amo-te como um ser humano, por quem guardo especial ternura, e por quem espero que consigas compreender que o caminho que escolheste só te está a levar ao abismo, porque nenhuma dessa felicidade que dizes sentir é perpétua e verdadeira. Acredito que sintas que estás certo (afinal, todos nós achamos que estamos certos, mesmo quando estamos errados, o que distingue o certo-certo do certo-errado é a grandeza da alma humana e a consciência por ela alcançada), e irás sentir isso até ao dia em que te aborreças e ganhes finalmente a consciência que precisas de algo mais na tua vida. E como a maior parte das conclusões, a resposta seria eu. No entanto, nada posso eu fazer para te endireitar, já te indiquei a estrela, mas não te posso levar até lá. Terás de usar os teus pés, e suportar com eles os espinhos e os vidros espalhados pelo chão. Não é fácil alcançar à felicidade, é preciso uma luta constante contra os obstáculos da vida e saber sempre vencer e aprender com o sofrimento causado por ela. A felicidade verdadeira e eterna é o sentimento que atinge o ser humano de grande valor, que tem coragem e que se aventura a evoluir, sem medo de cair, e que sabe que mesmo sofrendo uma derrota, consegue sempre levantar-se e continuar a luta. A felicidade nada mais é que a força que alberga o espírito que alcançou a liberdade. Quando nos sentimos felizes com alguém, é porque com essa pessoa, todas as amarguras da vida têm uma solução, e todas as alegrias têm uma missão, e é essa pessoa a escolhida para partilhar as vivências. É nisso que reside o amor também. Amor entre um casal que decide lutar.

Sim, eu quis partilhar a minha vida contigo. As partes boas e as más. Quis formar a minha família contigo, sonhei muito com isso. Mas hoje não quero mais. Deixaste-te entregar às opiniões alheias e escondeste-te para dar nascimento a um homem sem valor, que é quem dizes ser 'tu' neste momento. 
Mas não foste em vão, jamais te diria isso, o teu impacto no meu ser é imensurável, foi por ti que eu me dei conta do quão forte eu consigo ser, consegui amar-te contra todas as probabilidades, contra todas as lágrimas que me caíram, contra todo o ódio que se quis apoderar de mim, eu fui mais forte e enfrentei os dias com o amor que te tive, e a esperança cresceu exponencialmente dentro de mim, a esperança e a crença em mim própria. Foi por te amar que consegui amar-me a mim mesma e tornar-me capaz de amar para sempre. Se hoje eu tenho plena consciência dos meus sentimentos foi graças à história em que participaste comigo.

Foste o meu primeiro, mas não o meu certo. E eu mereço ser a escolhida.

1 comentário:

  1. :0

    Esta decidido.
    Nao vais escrever os meus discursos. lol

    KEEP TYPIN
    so I can COMMENT

    ResponderEliminar