quinta-feira, 10 de março de 2011

Movies that deserve a post #1

The Constant Gardener


'O fiel jardineiro' é o meu filme preferido, apesar de ser de um género cinematográfico que não me agrada muito: o drama. No entanto, esta longa-metragem marca-me muito, uma vez que aborda um aspecto da minha vida que pretendo realizar no futuro.

Então,  Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um diplomata inglês, que numa das suas apresentações, é interrompido por Tessa (Rachel Weisz), uma activista dos direitos humanos, que o enfrenta em várias questões sobre a moral perante os países mais pobres. Long story short, no final da apresentação conversam melhor, e acabam por se apaixonar. Entretanto Justin tem uma missão em África, e leva Tessa com ele, grávida, e que acaba por ser assassinada. Então, Justin parte à procura da razão que levou a sua mulher a ser morta, e acaba por descobrir que Tessa estava envolvida na tentativa de desmantelar uma farmacêutica que realizava testes de medicamentos contra a tuberculose nas populações pobres africanas, cobrando dinheiro e garantindo falsamente a cura.



Como referi em cima, o aspecto que pretendo realizar no futuro, é ir para África (e levar comigo um homem gostoso, obviamente xD) e ajudar essas mesmas populações, que sobrevivem (e sobreviver é mesmo o verbo adequado) sem médicos, sem água potável, e que são potenciais vítimas da atrocidade que ocorre no filme. Um longo caminho tem que ser percorrido, eu sei, para que se possa efectivamente fazer alguma coisa por aqueles seres humanos, mas este filme dá-me incentivo e coragem para continuar a lutar pelo meu objectivo.


Na minha escala, O fiel jardineiro tem 10/10.

1 comentário:

  1. Tenho este filme em casa e ainda bem que li este post, pois motivou-me a assistir finalmente.

    Contudo, acho que antes de ir para países longínquos é preciso ajudar aqueles que estão próximos de nós: os nossos amigos e os nossos vizinhos.

    É muito bonito mandar missionários e mantimentos para África, mas mesmo aqui ao nosso lado há famílias inteiras que, de repente, se viram numa situação de pobreza causada pela ambição de muitos.

    ResponderEliminar